Cirurgias para homens

Cada vez mais, homens de todas as idades e de todas as classes sociais querem se submeter à cirurgia plástica por razões estéticas. Os objetivos dos homens incluem nariz mais proporcional, rosto rejuvenescido, cintura menos marcada. Os procedimentos utilizados para que se alcancem esses objetivos devem levar em consideração fatores tais como a espessura da pele, o crescimento da barba e o tipo do corpo.

Correção de ginecomastia

Por razões genéticas ou hormonais, alguns homens podem apresentar o aumento do volume mamário, condição que recebe o nome de ginecomastia. O aumento pode ser causado pelo excesso de gordura localizada, pelo excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou por uma combinação de ambos. Além disso, pode ocorrer de forma uni ou bilateral. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança dos homens afetados, que passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade para esconder sua condição. A cirurgia envolve lipoaspiração e técnicas cirúrgicas com excisão de tecidos.

Os resultados obtidos são satisfatórios, porém, é importante salientar que qualquer procedimento cirúrgico gera cicatrizes. A aparência tende a melhorar com o passar do tempo.

Rosto

Os homens buscam melhorar as proporções faciais, principalmente em relação ao queixo e ao nariz. Já o lifting facial é buscado por homens de mais idade que desejam uma aparência mais jovial.

Existem alguns detalhes que diferenciam a cirurgia em homens em relação às mulheres. A pele do rosto masculino apresenta maior vascularização que a pele feminina, o que pode levar a mais hematomas e equimoses após os procedimentos cirúrgicos. Também é importante lembrar que qualquer cirurgia facial resulta em cicatrizes, ainda que discretas, que podem ser mais difíceis de camuflar em homens, que não costumam usar maquiagem ou ter um corte de cabelo que favorece tal objetivo. Em homens calvos, esse problema é ainda mais acentuado.

Outra questão importante na face masculina é a barba. Em liftings faciais e cervicais, a pele do pescoço, que contém pelos, pode ser levada para trás das orelhas, sendo necessário depilar esta região constantemente ou realizar depilação a laser no pós-operatório.

Corpo

Assim como o corpo feminino, o corpo masculino também tem proporções ideais almejadas por esse público. São elas: ombros e tórax largos, abdome definido e área estreita de quadril e de coxa definindo um formato triangular para o tronco. Entretanto, o envelhecimento, acompanhado das mudanças hormonais, muda essas proporções, levando à tendência de acúmulo de tecido adiposo nas laterais do corpo, na área do peito (ginecomastia), no queixo e no pescoço. Essa disposição localizada de gordura pode persistir mesmo com dieta e exercícios físicos, o que leva os homens a buscar a lipoaspiração.

Quando existe também o excesso de pele abdominal, a abdominoplastia é uma boa opção, pois retira esses excessos e recupera o tônus dos músculos da região. Por fim, outra opção bastante procurada pelos homens são os implantes estéticos para aprimorar o contorno muscular, como os implantes de panturrilha e os implantes peitorais.