Procedimentos estéticos

Toxina botulínica

A aplicação da toxina botulínica atenua as rugas e linhas de expressão causadas pela movimentação facial repetitiva. A substância bloqueia parte dos movimentos musculares, evitando sua contração excessiva e, portanto, diminuindo as marcas faciais. O efeito da aplicação começa por volta de 48 a 72 horas, atingindo seu pico em torno de 14 dias. Dura cerca de quatro a seis meses.

Preenchimento

Os preenchedores faciais permitem que o volume facial perdido com o envelhecimento seja reposto de forma reversível. O ácido hialurônico é uma substância presente em nosso organismo e pode ser sintetizado artificialmente em forma de um gel, o qual é injetado em certas regiões do rosto como lábios, bochechas, “bigode chinês”, dentre outras. Essa substância é completamente reabsorvida em torno de 12 a 18 meses.

Dermoabrasão

A dermoabrasão é um procedimento voltado à melhora da textura e aparência da pele, indicada para cicatrizes faciais e suavização de rugas superficiais. O procedimento também pode ser indicado para a remoção de queratoses e cicatrizes profundas de acne.

Podem ser tratadas áreas específicas ou toda a face. Pode ser conjugado a outros procedimentos como facelift ou peeling químico. É comum repetir-se o procedimento em caso de alterações mais profundas ou extensas.

O tratamento consiste na raspagem cirúrgica da camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou um instrumental contendo partículas de diamante, ligados a um cabo motorizado. A pele fica bastante vermelha e inchada após o procedimento e é comum sentir formigamento, queimação ou dor, que podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo cirurgião. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana, quando o paciente pode retornar às suas atividades.

Laser

Dentre as várias opções para a melhoria da aparência e o rejuvescimento facial destaca-se o laser, capaz de reduzir rugas, cicatrizes e manchas. As tecnologias mais recentes permitem procedimentos altamente controlados e precisos, removendo apenas a pele danificada, uma camada por vez.

O feixe de laser remove a camada externa da pele, a epiderme, e aquece a camada subjacente, a derme, estimulando o crescimento de novas fibras de colágeno. À medida que a área tratada cicatriza, a nova pele que se forma será de melhor qualidade, mais lisa e firme.

Peeling

Peeling químico: O peeling químico é um procedimento que visa à suavização da textura da pele por meio da aplicação de soluções químicas que removem as camadas mais superficiais danificadas.

Peeling superficial: Para defeitos leves, como pigmento irregular, acne e rugas superficiais, indica-se o peeling superficial com uma combinação de ácidos alfa-hidróxidos e beta-hidróxidos, tais como ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido maleico. Esses produtos mais brandos removem apenas a camada exterior da pele (epiderme) com uma esfoliação leve e podem ser aplicados semanalmente por seis semanas.

Peeling médio: No peeling médio são removidas a epiderme e a derme, a parte superior da camada média da pele. Para isso são utilizadas soluções de ácido tricloroacético, por vezes usado em combinação com o ácido glicólico. Cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele podem ser tratadas por este procedimento.

Peeling profundo: O peeling profundo, realizado com a aplicação de fenol, remove até a camada inferior da pele. Sua aplicação requer anestesia local ou sedação. Este procedimento é indicado para rugas faciais profundas, pele danificada pelo sol, cicatrizes, áreas com aparência manchada ou até mesmo lesões pré-cancerígenas.

Transplante capilar

Envelhecimento, alterações hormonais e genéticas são as principais causas da calvície, embora queimaduras ou traumas também possam resultar na ausência de fios.

Para ser um bom candidato a esse procedimento, o paciente deve ter crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça, que serão as áreas doadoras, ou seja, os lugares de onde os enxertos e retalhos serão retirados. O resultado estético pode ser afetado por fatores como cor do cabelo, textura e ondulação.

Quando o paciente deseja e/ou necessita de um acréscimo no volume capilar, podemos utilizar enxertos com punch, minienxertos, microenxertos e enxertos de unidades foliculares.