05/11/2019 - Cirurgia plásticaLeia em 8 minutos

Mamoplastia de aumento: Tudo sobre a cirurgia e as próteses de silicone

Imagem de Mamoplastia de aumento: Tudo sobre a cirurgia e as próteses de silicone

A mamoplastia de aumento tem como objetivo acrescentar volume às mamas. Esse procedimento tem como elemento principal a implantação de próteses de silicone.

A cirurgia pode ser indicada quando a mulher apresenta mamas pequenas, assimétricas ou fazendo parte de procedimentos como mastopexia, redução de mama ou reconstrução mamária em pacientes que trataram o câncer de mama.

Na hora de colocar a tão sonhada prótese de silicone é comum surgirem muitas dúvidas. Existem diversos tipo de implantes no mercado, com diferente texturizações, formatos e projeções.

Essa diversidade pode levar a diferenças na qualidade do resultado final dependendo do que foi escolhido. É indispensável tirar todas as dúvidas durante a consulta com o cirurgião plástico.

Escolher da prótese de silicone para mamoplastia de aumento

Após decidir colocar silicone a mulher deve procurar um cirurgião plástico com experiência e de confiança para realizar o procedimento com segurança, diminuindo assim os riscos do procedimento cirúrgico.

Um implante bem indicado e uma cirurgia tecnicamente bem realizada resultam em satisfação, melhora da autoestima e confiança da paciente. Ao se realizar a escolha da prótese, algumas características devem ser levadas em consideração:

mamoplastia de aumento

Formato da prótese: pode ser Anatômica, em forma de gota e mais natural, ou Redonda, mais apropriada para mulheres que desejam projeção e o colo mais definido. Existe, ainda, o formato Cônico.

Perfil da prótese: sinônimo de projeção. Pode ser de perfil baixo, médio, alto ou super alto. Quanto mais alto for o perfil mais “empinada” fica a mama, com maior projeção do sutiã e das mamas.

Tamanho da prótese: a escolha varia conforme a altura e estrutura física da mulher. Pacientes mais baixas e com tórax estreito utilizam tamanhos menores enquanto próteses com mais de 400 ml, por exemplo, são indicadas para mulheres altas, com tórax e quadril mais largos.

Local de colocação da prótese: o silicone, pode ser colocado por cima ou por baixo do músculo peitoral maior. Como regra, é mais indicado colocar por cima do músculo quando se tem pele e gordura suficiente para manter uma aparência natural. Enquanto que é recomendado colocar por baixo do músculo nos casos quando não há praticamente nenhuma mama ou a paciente é muito magra, para dar maior proteção à prótese. Existe ainda o plano Sub-Fascial.

Tipos de prótese para mamoplastia de aumento

Além disso, a prótese é constituída por um envoltório de polímero de silicone que pode ser preenchido por gel de silicone, utilizada no Brasil, ou por soro fisiológico, mais utilizada nos Estados Unidos. Quanto a texturização, ela pode ser lisa ou texturizada.

Uma outra característica a ressaltar é o revestimento externo utilizado por algumas empresas de espuma de silicone ou poliuretano. Eles conferem maior aderência ao tecido.

Quanto a gel de silicone utilizado, ele é atualmente coesivo. Isso significa que em caso de rompimento, a prótese não irá se desintegrar, manterá o formato sem extravasamento do gel.

A texturização garante maior integração, com menores taxas de contratura capsular. Devida à grande integração das próteses com poliuretano, não é recomendada a utilização no plano submuscular.

Qual é a importância dos formatos de prótese de silicone?

O formato e o perfil da prótese são essenciais para definir o contorno da mama. A combinação perfeita entre formato, perfil e volume em conjunto com o tecido mamário nativo da paciente resulta em mamas com volume, colo e projeção proporcionais ao seu corpo.

Desta forma, o médico fará essa escolha considerando suas expectativas e também características do corpo feminino: altura, largura do tórax, elasticidade da pele etc.

Prótese cônica

A prótese cônica concentra o silicone no centro. Por este motivo, ela tem um formato mais “pontudo”. Sua base é mais estreita e a projeção para a frente é maior. Por isso, essa prótese é bastante recomendada quando a paciente tem o tórax estreito.

Prótese redonda

Esse formato de prótese está entre as mais utilizadas na mamoplastia de aumento. Como a disposição do silicone acontece por igual, ela fica bem redonda e preenche bem os espaços da mama

Prótese anatômica ou em forma de gota

Esse tipo de prótese recebe esse nome justamente por ter seu formato parecido com uma gota. Ela centraliza maior quantidade de silicone na parte de baixo e é bem mais estreita em cima.

Quais são os perfis de prótese de silicone?

O resultado da cirurgia não é determinado somente pelo formato da prótese. O perfil também é um fator importante. O perfil é definido pela altura relacionada à sua base.

Perfil Baixo: Pouco usado na mamoplastia de aumento

Neste tipo, o diâmetro da base é largo e a prótese é baixa. Não é conveniente para mamoplastia de aumento.

Perfil Médio Ou Moderado

Embora a prótese média ou moderada seja um pouco mais alta que a de perfil baixo, esse tipo ainda garante pouca projeção para a frente. Por isso, também não é muito utilizado para a cirurgia de aumento das mamas.

Perfil Alto: Muito usado na mamoplastia de aumento

Este tipo é muito usado na mamoplastia de aumento, já que o diâmetro da base é menor e a prótese fica mais alta. Desta forma, é possível ter uma maior projeção para a frente.

Perfil Super Alto

De todos os perfis, esse é o que tem a base mais estreita e a maior projeção. É bastante utilizadas em pacientes com o tórax mais estreito que desejam volumes maiores.

Quais tamanhos de prótese são disponíveis?

Para determinar o volume da prótese, o médico cirurgião analisa a estrutura física da paciente e o seu objetivo. Tem pacientes que desejam resultados mais naturais e outras que preferem maior projeção, definição do colo e volume. Isso é levado em consideração no momento da escolha dos volumes.

Vale ressaltar que as próteses com volumes maiores são indicadas para pacientes com estrutura física capaz de suportar o peso das próteses. Sendo  assim, são indicadas para mulheres altas e que possuem tórax e quadril largos.

Quais as formas de incisão da prótese de silicone ?

As incisões para introdução das próteses podem ser realizada em três localizações distintas. São elas: sulco inframamário, aréola e axilas. Em relação ao plano de implantação, pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo.

A indicação de colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo de mama da paciente. Isto é, se a paciente possui pouca glândula, comumente se põe atrás do músculo para que o implante não fique muito aparente.

Já quando a paciente tem uma quantidade de glândula para cobrir adequadamente o implante, coloca-se na frente do músculo.

Como é feita a mamoplastia de aumento?

Antes de iniciar o procedimento cirúrgico, o cirurgião realiza a marcação da paciente dos pontos de referência e dos locais de corte. São checados também os tamanhos das próteses solicitadas. Geralmente são solicitados alguns pares diferentes para ter opções de escolha durante o ato operatório.

mamoplastia de aumento

A cirurgia é iniciada com anestesia geral, peridural com sedação ou local com sedação. É feita uma pequena incisão em torno da aréola, na parte inferior da mama ou mesmo na axila. É realizada a lavagem da loja com solução de antibiótico e em seguida colocado o silicone.

Ao final da cirurgia, o médico realiza a revisão da hemostasia e drena os líquidos que ficam acumulados no organismo para evitar complicações como hematoma ou seroma. Por fim, realiza a sutura para fechamento do corte.

Não são utilizados drenos. Tem duração média de 60 minutos e tempo de internação de um dia apenas.

Como a paciente deve se preparar para a mamoplastia de aumento?

Antes da realização da mamoplastia de aumento é recomendado:

  • Fazer exames laboratoriais de sangue com avaliação de função renal, teste de coagulação, hemograma e glicemia de jejum.
  • ECG para verificar se o coração está saudável.
  • Radiografia de tórax
  • Ultrassonografia das mamas e Mamografia para avaliar a saúde das mamas. Avaliar presença de nódulos, cistos ou outras alterações.
  • Parar de fumar antes da cirurgia
  • Evitar tomar alguns medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais pois podem aumentar o sangramento.
  • Manter as mamas hidratadas como forma de prevenção a formação de estrias.

Além de todas as recomendações acima, no dia da cirurgia a paciente deve permanecer em jejum para sólidos e líquidos durante 8 horas.  

Como é a recuperação da mamoplastia de aumento?

O tempo de recuperação total da mamoplastia de aumento é de cerca de 1 mês. Algumas mulheres podem apresentar dor e desconforto, porém esses incômodos vão diminuindo gradualmente e são aliviados com o uso de analgésicos. Por volta de 2 semanas depois da cirurgia normalmente já se consegue trabalhar, passear e realizar as atividades de rotina.

Durante o pós-operatório são administrados antibiótico profilático e analgésicos para controle da dor.

Além disso, é necessário manter alguns cuidados, como:

  • Dormir sempre de barriga para cima durante o primeiro mês, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo.
  • Usar sutiã elástico e confortável para suportar a prótese durante 2 meses.
  • Evitar fazer muitos movimentos bruscos com os braços, escovar os cabelos, dirigir ou realizar atividade física.
  • Retirar pontos e curativos conforme orientação do médico.
  • Manter o uso da meia compressiva anti-trombo durante 15 dias.
  • Usar faixa elástica superior quando for optado pelo plano submuscular.

O resultado imediato já é percebido logo depois da cirurgia, porém já tem instalado o edema pós operatório. O resultado definitivo leva alguns meses, até que todo o inchaço se resolva e até que prótese se acomode e se adapte ao tecido mamário.

Como fica a cicatriz?

As cicatrizes normalmente são muito discretas. Elas dependem logicamente do local escolhido para incisão. Inicialmente são avermelhadas, pelo aumento do fluxo sanguíneo local, depois escurecem um pouco e, então gradualmente, adquirem uma característica mais clara e discreta semelhante à pele.

Principais complicações

Como em qualquer cirurgia podem acontecer complicações pós-operatório. No caso da mamoplastia de aumento as principais complicações são: seroma, hematoma, infecção, deiscência dos pontos, deslocamento da posição dos implantes e alteração de sensibilidade, geralmente transitória.

Em outras situações mais graves podem ocorrer endurecimento ao redor da prótese e rejeição ou ruptura do implante, levando assim, à necessidade de remoção do implante de silicone. Essas complicações são geralmente tardias e pouco frequentes.

Este endurecimento da mama é chamado contratura capsular. Consiste no endurecimento e espessamento da cápsula que é formada quando se introduz a prótese no organismo.

Por razões pouco conhecidas, decorrentes da resposta imunológica do organismo, algumas pessoas apresentam o endurecimento da mama, alterações estéticas e até mesmo dor. Isso leva a ter que retirar os implantes e, também, essa cápsula formada, procedimento chamado capsulectomia.

É preciso trocar a prótese de silicone?

Diferentemente do que se fazia há alguns anos, nos dias atuais não existe um recomendação de se trocar os implantes em um tempo pré-determinado. Com a evolução da tecnologia das próteses, elas se tornaram mais seguras, com menores taxas de ruptura, contratura ou vazamento.

Não há um prazo de validade para os implantes. Produtos de boa qualidade podem ser mantidos por bastante tempo, chegando a mais de 10, 15 ou 20 anos.  A troca será determinada de acordo com sinais, como: alterações em exames de imagem de rotina e sintomas como endurecimento das mamas, dor ou deformidade. 

Para diminuir as chances destes problemas, é preciso realizar avaliações periódicas, para então, o cirurgião determinar a necessidade ou não da troca dos implantes.

Exames recomendados depois de colocar prótese de silicone

A maioria dos exames feitos pela mulher com próteses de silicone são os mesmos que fazem parte da rotina de prevenção de qualquer outra paciente. Afinal, quando o assunto é a saúde das mamas, todas as mulheres precisam fazer a prevenção.

O que pode ser diferente é a forma de realizar o exame, devido à presença das próteses. Alguns procedimentos, além de diagnosticar eventuais doenças, também passam a servir para analisar a integridade das próteses.

Saiba que exames são esses:

Mamografia

Esse é um exame feito com o objetivo de detectar possíveis nódulos ou anormalidades nas mamas. Sendo recomendada a realização anual.

A mulher com prótese também pode fazer a mamografia normalmente. Porém, na hora do procedimento, é preciso avisar ao profissional que opera a máquina. Assim, ele ajustará a posição e a pressão do equipamento para conseguir um resultado ideal.

Ultrassonografia após a mamoplastia de aumento

Ela tem duas finalidades. A primeira é detectar possíveis nódulos que podem não aparecer na mamografia. A segunda função do exame é identificar se há qualquer tipo de alteração nas próteses de silicone.

Uma vez que esse exame exibe o estado delas e pode ser pedido quando a paciente ou o médico suspeitem de alguma anormalidade.

Ressonância magnética

O equipamento usado para fazer a ressonância magnética gera um campo magnético por radiofrequência. Dessa forma, ele gera uma imagem dos órgãos avaliados, que nesse caso são as mamas.

A ressonância magnética fornece uma série de imagens extremamente detalhadas. Trata-se do exame mais preciso para analisar o estado das próteses de silicone.

Quando não são obtidas as informações necessárias com o US e mamografia o médico pode lançar mão deste exame para obter mais informações sobre a condição dos implantes.

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.