27/03/2020 - Procedimentos estéticosLeia em 4 minutos

Rejuvenescimento de pele: Conheça as 6 técnicas mais comuns e eficazes

Imagem de Rejuvenescimento de pele: Conheça as 6 técnicas mais comuns e eficazes

A pele é o órgão que mais reflete externamente a ação do tempo no nosso organismo. Para driblar o efeito do relógio biológico, há tratamentos estéticos de rejuvenescimento de pele que proporcionam resultados em um curto espaço de tempo e com um baixo risco.

Entretanto, existem outros fatores que influenciam o envelhecimento da pele, como: o estilo de vida, alimentação, peso corporal, meio ambiente (poluição, radiação solar etc), genética, entre outros fatores que podem acelerar ou retardar o envelhecimento precoce.

O que é o rejuvenescimento de pele?

É um tratamento estético que visa tratar ou prevenir fatores relacionados ao envelhecimento facial, através de diferentes técnicas (laser, luz, peeling químico, e outros métodos não abrasivos).

O envelhecimento do organismo é um processo natural relacionado a morte das células somáticas do corpo e a não substituição. Dessa forma fisiologicamente, está associado à perda de tecido fibroso, taxa mais lenta de renovação celular e a redução da rede vascular e glandular. Além disso, ocorre um prejuízo significativo na hidratação celular. 

rejuvenescimento de pele
Processo de envelhecimento da pele

Em quais casos é indicado um tratamento?

Se você busca melhorar a aparência da sua pele facial mas mantendo-a saudável e jovem este é o tratamento certo. O rejuvenescimento de pele é indicado para atenuar rugas e linhas de expressões, tratar cravos e espinhas, manchas na pele, renovação celular, estimulação de colágeno, entre outras.

É importante destacar que estes procedimentos são individualizados, sendo indispensável a consulta com um cirurgião plástico experiente para avaliar cada caso. 

Além disto, você deve fazê-lo para si mesmo, não buscando satisfazer desejos de outrem ou se adaptar a uma imagem ideal, pois cada organismo é único e os resultados podem ser diferentes.

As 6 técnicas de rejuvenescimento da pele mais comuns e eficazes:

Peeling químico

É um tratamento não invasivo realizado através da aplicação de um ácido, que varia dependendo da região e do resultado esperado. A ação do ácido provoca uma renovação da camada superficial da pele, minimizando a visibilidade das linhas finas e de manchas. Pode ser utilizado na face, mãos, pescoço, colo e braços.

rejuvenescimento de pele

Microagulhamento

Através da penetração de micro-agulhas na pele, é realizada uma estimulação natural favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.

É indicado para remoção de cicatrizes de acne, atenuação de demais manchas e cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele.

rejuvenescimento de pele

Atenção: há casos que o procedimento é contraindicado, como por exemplo: pessoas que tomam anticoagulantes, doenças autoimunes e diabetes não controlada, devem consultar um médico especialista.

Preenchimento dérmico injetável

É um conjunto de procedimentos e técnicas que incluem a aplicação de diferentes substâncias (ácidos, colágeno, gordura autóloga, PMM, entre outros).

Assim o objetivo através do preenchimentos dérmico é alcançar diferentes resultados, entre eles: aumento dos lábios, melhora de contornos superficiais, suavização de rugas faciais, entre outros. 

rejuvenescimento de pele

O especialista irá realizar uma consulta buscando conciliar o resultado almejado, sua aparência facial, tom de pele, a área da face e qual a melhor técnica.

Skinbooster 

Através de micro-injeções que introduzem o ácido hialurônico, o procedimento tem como objetivo melhorar a textura e elasticidade da pele reduzindo linhas, marcas e imperfeições. Pode ser aplicado na face, pescoço, colo e mãos.

Bioestimuladores

Há diversos tipos de bioestimuladores, porém, sua ação envolve principalmente a estimulação de células responsáveis pela produção do colágeno. 

Os bioestimuladores são biocompatíveis, sendo assim, um procedimento seguro. O principal resultado esperado é a melhora da firmeza e elasticidade da pele.

Laser

O tratamento com laser varia de acordo com o objetivo, podendo ser utilizado para remoção de manchas e cicatrizes, pelos e até olheiras. Portanto, o número de sessões, tipo de laser utilizado, podem variar. A utilização indevida da técnica pode ocasionar bolhas e queimaduras, além disso, é contraindicada durante a gravidez. 

rejuvenescimento de pele

Dicas e cuidados antes de submeter-se a um procedimento de rejuvenescimento de pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo, além disto, é o órgão que mais reflete a ação do tempo e para ter uma pele saudável, é necessário uma série de cuidados. 

O principal cuidado com a pele (válido para a preparação para qualquer tipo de tratamento) é a hidratação. Uma pele hidratada proporciona melhores resultados, além de manter uma cútis saudável, bela e macia por mais tempo, portanto: beba água (simples e fácil). 

Além disso, é importante reforçar que o procedimento deve ser realizado com o objetivo de realizar seus desejos e vontades, trazendo resultados reais, satisfação pessoal, auto estima e auto cuidado. 

E para isso, é indispensável a consulta com um profissional capacitado, ético e de referência, esse profissional estará devidamente capacitado para indicar qual o melhor tratamento e cuidados necessários antes e após cada procedimento, respeitando as individualidades de cada organismo.

Além das 6 técnicas apresentadas neste artigo, existe mais uma muito conhecida e adotada por mulheres e homens: Aplicação de Toxina Botulínica. Quer saber mais sobre esse tratamento de rejuvenescimento de pele? Então leia agora  “O que é Toxina Botulínica? Confira os benefícios e os resultados estéticos” 

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.