06/01/2020 - Procedimentos estéticosLeia em 3 minutos

O que é Toxina Botulínica? Confira os benefícios e os resultados estéticos

Imagem de O que é Toxina Botulínica? Confira os benefícios e os resultados estéticos

O envelhecimento da pele é um processo natural e contínuo. Com o passar dos anos pode levar ao surgimento de marcas e linhas de expressão que geram desconfortos e baixa autoestima, especialmente nas mulheres. Dentre os procedimentos estéticos indicados nesses casos, a aplicação da Toxina Botulínica é um dos mais populares.

Ainda hoje muitos pacientes apresentam dúvidas sobre a aplicação da toxina, suas principais vantagens e também os riscos que esse procedimento pode representar. Por essa razão, antes da aplicação da Toxina Botulínica é importante esclarecer questões como, por exemplo:

  • O que é a Toxina Botulínica;
  • Como essa substância age na pele;
  • Quais os benefícios do procedimento;
  • Qual o prazo de validade dos resultados;
  • Quando é preciso reaplicar a substância.

Você está insatisfeito com as condições da sua pele e deseja entender melhor sobre a aplicação da Toxina? Então continue acompanhando a leitura deste artigo e conheça mais sobre esse importante procedimento estético!

O que é a Toxina Botulínica e como ela age no organismo 

A Toxina Botulínica é uma substância derivada de uma bactéria. Ao ser aplicada na pele, ela age promovendo um bloqueio nos sinais nervosos musculares, resultando no enfraquecimento dos músculos e, consequentemente, evitando as contrações que são a principal causa que leva ao surgimento das rugas.

aplicação toxina botulínica

É importante destacar que a Toxina Botulínica é obtida por meio de uma bactéria que também é conhecida como causadora de uma doença chamada botulismo. No entanto, a obtenção da toxina de forma industrializada promove o isolamento e a purificação da substância ativa, o que acaba eliminando os riscos de contaminação.

Mas, além da eficiência no tratamento de rugas faciais, em quais situações a aplicação da toxina botulínica é indicada?

Indicações de uso da Toxina Botulínica

Antes de qualquer coisa, é fundamental salientar que a indicação e a aplicação da Toxina Botulínica devem ser realizadas apenas por um profissional experiente e qualificado, que seja devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para garantir a qualidade do procedimento e a segurança do paciente.

De modo geral, a utilização da toxina botulínica pode ser indicada em diferentes situações como, por exemplo:

  • Diminuir o aspecto de pés de galinha nos olhos;
  • Suavizar os sinais de linhas e rugas de expressão;
  • Suavizar a aparência das rugas na região da testa;
  • Diminuir as rugas entre as sobrancelhas (glabela).
aplicação toxina botulínica

Além dos benefícios estéticos, a Toxina Botulínica também apresenta eficiência para a correção do desvio ocular causado pelo estrabismo, no controle de distúrbios causados por contrações musculares involuntárias em paciente neurológicos, no tratamento da transpiração excessiva nas axilas e da incontinência urinária, entre outros.

Um uso recentemente estudado tem sido a utilização em cirurgia plástica para injeção na cicatriz cirúrgica para ter melhores resultados estéticos.

Principais benefícios da Toxina?

Depois de entender melhor como funciona a aplicação da Toxina Botulínica, é possível perceber que a substância é bastante vantajosa para os pacientes. Em resumo, a substância é eficiente para:

  • A suavização de linhas de expressão;
  • O rejuvenescimento da pele do rosto.
cirurgião toxina botulínica

Mas atenção, para garantir que a aplicação da Toxina obtenha os resultados esperados e não ofereça riscos aos pacientes, é essencial que o tratamento seja realizado por um cirurgião plástico qualificado e experiente, em uma clínica especializada e equipada para a realização de procedimentos estéticos com segurança.

Quanto tempo dura o resultado?

Cada organismo é diferente, mas, em geral, as primeiras melhorias na aparência  são observadas entre 48 e 72 horas após o procedimento, e o resultado final em torno de 15 dias. Como possui efeito temporário, a reaplicação é recomendada a cada quatro ou seis meses.

resultados toxina botulínica

Agora que você já conheceu melhor como funciona a Toxina Botulínica, saiba mais sobre a rinoplastia, um tipo de cirurgia plástica eficiente que também pode contribuir para melhorar a aparência da face e aumentar a autoestima dos pacientes!

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.