04/12/2019 - Cirurgia plásticaLeia em 5 minutos

Gordura localizada na barriga? Saiba qual cirurgia plástica fazer

Imagem de Gordura localizada na barriga? Saiba qual cirurgia plástica fazer

É muito comum escutar as mulheres reclamando das mudanças estéticas do abdome. Entre as queixas mais frequentes destacam-se a gordura localizada na barriga e alterações pós-gestacionais, com excesso de pele e diástase de músculos reto-abdominais. Além disso, fatores genéticos, excesso de peso e sedentarismo também contribuem na aparência do abdome ao longo da vida.

Não consigo eliminar a gordura localizada na barriga. O que fazer?

Dentre as cirurgias plásticas estéticas mais realizadas, a Abdominoplastia, a Lipoaspiração e a Lipoescultura são umas das mais desejadas pelas mulheres. Sabe aquela barriguinha lisa e aquela cintura fina das top models? Com uma ou até duas dessas cirurgias plásticas estéticas, é possível alcançar um resultado similar.

Mesmo com uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos, existem pessoas que ainda não conseguem obter o abdome e os contornos desejados, e, por essa razão, procuram os benefícios da cirurgia plástica. 

Porém, muitas pessoas acreditam que procedimento cirúrgico no abdome é tudo a mesma coisa. Existe muita confusão na cabeça das pacientes sobre o que cada uma significa. Por isso vamos entender primeiro: “Qual a diferença entre Abdominoplastia e Lipoaspiração?”. 

Cirurgias no Abdome são todas iguais?

Não! A Lipoaspiração e a Abdominoplastia são duas cirurgias plásticas que visam melhorar a estética da região abdominal, porém elas possuem uma diferença básica entre elas.

De forma bem resumida, a Abdominoplastia, trata flacidez de pele enquanto a Lipoaspiração trata gordura localizada. Elas podem ser realizadas de forma isoladas ou juntas, a fim de se complementar uma à outra.

E onde entra a Lipoescultura no meio dessa história? Vamos então entender melhor uma a uma!

Abdominoplastia 

A Abdominoplastia tem a finalidade de retirar a pele excedente abaixo do umbigo e “esticar” a restante que ficou.  Este tipo de cirurgia não remove a gordura de outros lugares além daquela que sai juntamente com a pele do local.

Portanto para realizar este procedimento é preciso cortar a pele e isso acaba deixando uma cicatriz, que é justamente a condição para se conseguir corrigir a flacidez. O tamanho dessa cicatriz é variável, sendo proporcional ao excesso de tecido. Quanto maior a flacidez, maior será o seu tamanho. 

Por fim, a cirurgia é complementada com o uso da plicatura ou “costura” da musculatura no meio da barriga. Ela corrige o distanciamento dos músculos, geralmente resultante da gravidez ou ganho acentuado de peso. Tem o nome de diástase.

gordura localizada na barriga

Além disso, quando há a presença de pequenas hérnias no umbigo, ela podem ser corrigidas durante a cirurgia. 

Indicação

A Abdominoplastia é indicada para pacientes com flacidez de pele, sem excesso de gordura (na maioria dos casos são mães que apresentam alargamento do abdome e flacidez de pele, mesmo sendo magras).

Lipoaspiração: Para gordura localizada na barriga e outras áreas do corpo

Como o próprio nome diz, Lipoaspiração (lipo = gordura + aspiração) tem o objetivo de retirar, através da aspiração, o excesso de gordura de uma área do corpo. A região do abdome é uma das mais procuradas para o procedimento, porém, outras também como os pneuzinhos, as dobras do sutiã, culotes, coxas e braços.

gordura localizada na barriga

Nesta cirurgia são feitas apenas pequenas incisões de aproximadamente 4mm para inserir a cânula na camada de gordura, deixando portanto cicatrizes pequenas e pouco aparentes.

Indicação

A Lipoaspiração é indicada para pacientes com acúmulo de gordura. Os melhores resultados são obtidos com as pacientes próximas ao peso ideal, apresentando gordura localizada e com a pele firme, sem excesso de pele (geralmente jovens e sem filhos).

Em outras condições a pele pode gerar flacidez após a cirurgia quando não respeitadas essas indicações.

Qual a principal diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Há muitas pessoas ainda com dúvidas sobre qual é a diferença entre a Lipoaspiração e a Lipoescultura.

Apesar dos dois nomes serem parecidos e ambas as técnicas parecerem ser iguais, o que diferencia as duas é o fato de que na lipoescultura a gordura retirada pode ser “enxertada”, colocada de volta em algum lugar do corpo.

Em suma, a Lipoaspiração é o procedimento cirúrgico no qual a gordura localizada de determinada região do corpo é removida por meio de cânulas que fazem a sucção.

gordura localizada na barriga

Já na Lipoescultura, por sua vez, essa gordura retirada é injetada novamente no próprio paciente, de forma a dar mais volume em outras áreas, como glúteos, mamas e coxas. Além disso, essa gordura pode ser utilizada também para preencher sulcos e depressões na face.

Sendo assim, a Lipoescultura pode ser entendida como uma complemento da Lipoaspiração, pois ela tem outros passos além da sucção do excesso de tecido adiposo.

Objetivos e indicações da Lipoaspiração e Lipoescultura

As duas cirurgias têm como objetivo principal promover a redefinição do contorno corporal retirando gordura de onde tem excesso e acrescentando onde tem deficiência, como nos glúteos.

Dessa forma, elas são mais indicadas para pessoas que cumprem os seguintes requisitos:

  • Estar insatisfeita com o corpo
  • Apresentar gordura localizada na barriga
  • Estar dentro de uma faixa de peso saudável ou um pouco acima dele
  • Apresentar boa elasticidade da pele
  • Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos
  • Não ter obtido sucesso na eliminação dos acúmulos de gordura por meio de dieta e exercício
  • É sempre necessário lembrar que nenhuma delas tem como finalidade promover o emagrecimento, por si.

Gordura localizada na barriga e flacidez: Qual cirurgia é indicada?

Nesse caso está indicada a realização dos dois procedimentos falados até aqui: Abdominoplastia e Lipoaspiração (Lipoescultura).

Primeiramente é realizada a Lipoaspiração, para a retirada da gordura localizada. Quando necessário, enxerta-se a gordura de volta. Isso faz com que a flacidez existente piore. Entretanto, logo depois, na mesma cirurgia, faz-se a Abdominoplastia, com a retirada da pele em excesso e correção da diástase, produzindo um abdome magro e tonificado.

Nesse caso a cirurgia leva o nome de Lipoabdominoplastia, que é a associação das duas técnicas.

Já pensou em dar uma turbinada nos seios, logo após eliminar aquela indesejada gordura localizada na barriga? Se você é uma das inúmeras mulheres que desejam ter seios volumosos e empinados, confira agora Tudo sobre a Mamoplastia de Aumento: Cirurgia e próteses de silicone.

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.