12/02/2020 - Cirurgia plásticaLeia em 4 minutos

Mamoplastia redutora e Mastopexia: Entenda qual a diferença e quando são indicadas

Imagem de Mamoplastia redutora e Mastopexia: Entenda qual a diferença e quando são indicadas

Dentre as cirurgias de mama mais comuns estão a Mamoplastia Redutora e a Mastopexia, mas você sabe qual a diferença entre elas? 

Os seios são parte de destaque da anatomia da mulher, associados à feminilidade e com grande influência sobre a autoestima e o bem-estar. Por isso, muitas mulheres recorrem à cirurgia em busca de harmonia e proporcionalidade. 

Neste post você vai conhecer esses dois procedimentos e entender quando são indicados. Acompanhe!

O que é mamoplastia redutora e mastopexia?

Enquanto a mamoplastia redutora, como o próprio nome revela, tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas, a mastopexia atua no levantamento dos seios. Entenda um pouco mais sobre cada um desses procedimentos. 

Mamoplastia redutora

A cirurgia de redução das mamas é realizada por meio da retirada do excesso de gordura, tecido mamário e pele de determinada região da mama. Assim que essa etapa é realizada, é feito o remodelamento, conferindo à mama seu formatado natural de cone, e reposicionando a aréola.

Mamoplastia redutora e Mastopexia

Para definir a quantidade de mama a ser removida são consideradas a dimensão do tórax, o grau de hipertrofia mamária e a vontade da paciente. Assim, o formato e a extensão da cicatriz variam de acordo com o caso, variando de uma periareolar pequena e discreta até cicatrizes maiores em formato de T invertido. 

Mastopexia

A mastopexia é o procedimento de elevação das mamas, com o objetivo de reverter o caimento natural dos seios. Portanto, a cirurgia envolve o reposicionamento da aréola e a retirada do excesso de pele, levantando as mamas até sua posição original, observando também a simetria. 

Mamoplastia redutora e Mastopexia

No entanto, a mastopexia clássica não altera o tamanho dos seios, podendo ser utilizadas próteses de silicone quando isso for necessário. É o caso das pacientes que tiveram o tecido mamário atrofiado pela idade, deixando espaços vazios que precisam ser preenchidos, ou daquela com seios muito pequenos e que deseja aumentá-los. 

Já quando o desejo é diminuir os seios o procedimento deve ser associado à mamoplastia redutora.

Quando cada uma delas é indicada? 

A mamoplastia redutora é indicada quando o peso das mamas causa desconforto, como dores nas costas e pescoço e problemas na coluna. Além disso, pode ser feita também por motivos estéticos. 

Assim, para a realização da cirurgia o ideal é que a mama já esteja completamente desenvolvida, o que acontece por volta dos 17 ou 18 anos. Excepcionalmente, pode ocorrer desenvolvimento acelerado da mama, causando desvio de postura, o que pode ser indicativo de cirurgia antes dessa idade. 

Mamoplastia redutora e Mastopexia

Já a mastopexia tem relação com as alterações sofridas pela mama ao longo da vida. Seja pelo efeito dos hormônios — puberdade, gestação, amamentação e menopausa — ou de oscilações de peso, fatores hereditários e até mesmo, o próprio envelhecimento, pois os seios mudam com o tempo e perdem a sua forma e firmeza.

Sendo assim, a cirurgia pode auxiliar nos casos em que os seios assumam características como: 

  • Forma alongada e pendente;
  • Perderam forma e volume;
  • Sem sustentação, quando os mamilos ficam abaixo do sulco mamário;
  • Mamilos e aréolas apontam para baixo;
  • Pele flácida e aréolas alargadas;
  • Uma das mamas ficou mais baixa que a outra.

Quais os cuidados no pré e pós-operatório? 

Ambos os procedimentos são realizados com anestesia e requerem os cuidados e recomendações comuns à qualquer cirurgia, como hemograma completo e exames cardiológicos que compõem o risco cirúrgico. 

Além disso, são indicados exames específicos como ultrassonografia e mamografia. Deve-se parar de fumar com, pelo menos, 30 dias de antecedência à cirurgia, e a preparação envolve jejum de 8 horas. 

Mamoplastia redutora e Mastopexia

Após os procedimentos é comum sentir um pouco de dor, sendo recomendado o uso de um bom sutiã de sustentação, inclusive durante a noite. Além disso, é indicado:

  • Repousar nas primeiras 24 horas, permanecendo deitada de costas e com a cabeceira levemente elevada;
  • Evitar deitar de lado ou de bruços pelos primeiros 30 dias;
  • Até a remoção dos pontos, deve-se evitar mexer os braços e tronco excessivamente, não podendo dirigir ou ir à academia;
  • Aguardar cerca de 6 meses para praticar exercícios pesados envolvendo os braços, como a musculação;
  • Evitar exposição ao sol pelos primeiros 3 meses.

Quantos aos riscos, são semelhantes aos de qualquer procedimento cirúrgico, incluindo infecção, sangramento e reações à anestesia. Além disso, pode ocorre a perda da sensibilidade dos mamilos, hematomas e queloides, assim como à abertura dos pontos. 

A mamoplastia redutora e a mastopexia podem ser associadas para resultados ainda melhores, ou realizadas isoladamente de acordo com a indicação.

Agora que você já sabe quando são indicados esses dois procedimentos, que tal conhecer também a Mamoplastia de aumento: tudo sobre a cirurgia e as próteses de silicone. 

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.