04/12/2019 - Cirurgia plásticaLeia em 6 minutos

O que é Rinoplastia? Saiba tudo sobre a cirurgia do nariz

Imagem de O que é Rinoplastia? Saiba tudo sobre a cirurgia do nariz

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo remodelar o formato do nariz. A etimologia da palavra provém das duas palavras do grego antigo: rinos, que significa nariz, e plastia, que significa reconstrução.

Embora muito popular, a rinoplastia ainda gera diversas dúvidas entre pessoas que desejam fazer. Por isso, elencamos algumas informações a fim de esclarecê-las.

Propósitos

Seus propósitos estéticos são variados. Ela pode ser feita tanto para reduzir o tamanho de estruturas nasais quanto para aumentá-las. Além disso, pode servir para corrigir problemas relacionados a traumas no nariz ou então simplesmente para proporcionar um formato mais esteticamente agradável.

É importante ressaltar que, na cirurgia plástica do nariz, o cirurgião faz uma avaliação da anatomia do rosto e planeja a cirurgia para deixar o nariz em harmonia com o resto do rosto.

Por essa razão, é muito importante manter expectativas realistas sobre o procedimento e não achar que o seu nariz vai necessariamente ficar igual ao da celebridade que você admira e se espelha no que se refere ao formato nasal.

Para o que serve a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia que busca melhorar a estética do nariz. O procedimento cirúrgico pode corrigir deformidades estéticas, bem como, resolver problemas estruturais que interferem na respiração. Porém, os resultados vão variar conforme as características fisionômicas de cada indivíduo.

Na maioria dos casos, a rinoplastia tem o propósito de produzir mudanças na aparência do nariz. Seja, reduzindo ou aumentando, estreitando ou alargando ou ainda mudando o ângulo entre o lábio e o nariz, melhorando assim o seu contorno.

É importante ressaltar que o procedimento se adequa caso a caso, sendo assim, nenhum resultado é igual. Algumas pessoas falam que é possível “perceber de longe” alguém que fez rinoplastia. Mas, isso só era verdade há algum tempo, quando as técnicas seguiam mais um padrão. Porém, hoje, o tratamento é individualizado.

Antes de se submeter a uma rinoplastia, o paciente deve conversar detalhadamente com o cirurgião plástico para expor as suas principais queixas e não criar expectativas impossíveis. Então, o médico analisa o caso para fazer o procedimento conforme os anseios do paciente e de acordo com o que é possível. Sempre observando as características e limitações de cada paciente.

Indicação

O procedimento é indicado para qualquer pessoa que não esteja satisfeita com a aparência do nariz e sinta alguma desproporção nesta área do rosto.

Contra indicação

A rinoplastia é contraindicada a crianças, pessoas com problemas de coagulação, pacientes que estejam enfrentando doenças graves e mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

Resultados

A cirurgia começa a dar o primeiro resultado depois de 30 dias de operação, sendo possível vê-lo por completo cerca de 6 meses a 1 ano após a cirurgia.

Anatomia do nariz

Para entender melhor os detalhes da rinoplastia, primeiro é necessário entender a anatomia do nariz. 

Anatomia do nariz

Tipos

As cirurgias de rinoplastia podem ser divididas de duas maneiras: pelo objetivo do tratamento, ou então, pela via de acesso, se aberta ou fechada. Agora, conheça as diferenças entre os tipos de rinoplastia:

Rinoplastia reducional

Como já sugere o nome, a rinoplastia de redução tem a finalidade de diminuir o tamanho ou a largura. Tanto da ponta, quanto dos ossos que formam o dorso do nariz ou das asas nasais. Deste modo, se enquadra nesse tipo o tratamento da giba dorsal, que é aquele carocinho presente no dorso de alguns narizes.

Rinoplastia reducional

Rinoplastia de aumento

Este tipo de rinoplastia é feita para aumentar as dimensões do nariz. Ela pode ser indicada em casos de subdesenvolvimento nasal congênito, perda de parte do nariz após acidentes, rinoplastia má sucedida, quando se é retirado tecido em excesso do nariz, deixando-o em formato de sela e uma simples desproporção que o paciente acredita ter.

Rinoplastia étnica

A cirurgia étnica, na verdade, é todo tipo de cirurgia plástica no nariz com finalidade estética que é realizada respeitando-se e mantendo-se as características culturais daquela população. Os narizes afrodescendentes e asiáticos possuem, por exemplo, características distintas que precisam ser consideradas no momento da cirurgia.

Rinoplastia pós-traumática

Casos de lesões na região do nariz podem causar danos aos ossos e cartilagens, fazendo com que a sua aparência e funcionalidade sejam alteradas. Fraturas nasais decorrentes de trauma podem levar o nariz a apresentar algumas deformidades como o nariz torto.

Correção de columela

Uma das insatisfações mais comuns dos pacientes são as imperfeições da columela. Ela pode estar mal posicionada, estando embutida para dentro ou pendente para fora. Muitas pessoas não sabem explicar exatamente o que as incomoda no nariz justamente por não compreender a anatomia dessa região.

Nariz caído ao sorrir

Algumas pessoas quando sorri tem a característica do nariz apontar para baixo. A causa para o nariz “cair”  é a ação de um músculo, denominado “depressor da ponta do nariz”. Desta forma, o procedimento cirúrgico busca desfazer a ligação existente entre a ponta do nariz e o lábio superior e reforçando com enxerto estruturais.

Projeção e rotação da ponta

Esse procedimento é um dos mais desejados por muitas pacientes. Ele busca proporcionar o famoso nariz mais arrebitado, corrigindo a ˜ponta caída˜. Para se obter esse resultado, é necessário fazer com que a ponta se projete e/ou se rotacione para cima.

É aqui onde se encontra uma das maiores preocupações das pacientes que é o medo de se ter um nariz, depois de operado, com o aspecto de “tomada” ou “porco”, termos muito usados pelas pacientes nas consultas. A avaliação do cirurgião em analisar as medidas, ângulos e proporções do nariz permitem a naturalidade e previsão dos resultados sem hiperrotação da ponta.

Cirurgia plástica para nariz torto

Este é um dos maiores desafios em rinoplastia. Já que, para se corrigir o nariz torto por meio da cirurgia, geralmente é necessário realizar uma fratura para alinhar os ossos. Porém, isso por si só, não resolve o problema.

nariz torto

Por isso, considera-se este procedimento delicado, mais complexo que os demais, e ainda requer, em muitos casos, a inserção de um enxerto de cartilagem no lado que aparenta estar arqueado, de maneira a disfarçar o desvio do nariz.

Devido a uma “memória” das cartilagens, que tendem a manter a posição original desviada, podem ocorrem recidivas parciais do desvio.

Tratamento da ponta nasal

A cirurgia da ponta nasal envolve o uso de algumas técnicas que permitem uma maior definição dos pontos luminosos da ponta.

As cartilagens podem ser ressecadas quando em excesso, levando a uma diminuição do volume da ponta, ou também podem ser modeladas com suturas, para se ter ângulos mais agudos e definidos, e até mesmo rotacionadas, quando há um mal posicionamento dessas cartilagens.

A ponta larga e mal definida é uma das principais queixas das pacientes. No entanto, a espessura da pele que cobre essa ponta é um limitante para o resultado no que refere ao refinamento da ponta.

Por isso mesmo, esse aspecto precisa ser bem conversado com o cirurgião para alinhar as expectativas aos resultados que podem ser obtidos.

Rinoplastia aberta ou fechada

Existem duas formas de se realizar a cirurgia em relação à via de acesso: o método aberto e o fechado.

Na rinoplastia aberta, o cirurgião faz um corte na columela (parte inferior do nariz, logo acima do lábio) e puxa todo o revestimento de pele do nariz para ter maior visibilidade. Ao contrário, na rinoplastia fechada o procedimento é realizado “às cegas”, apenas com incisões na mucosa.

Existe a preferência pela via aberta, em que se tem uma exposição completa das estruturas do nariz em posição anatômica. Assim, é possível realizar todas as alterações necessárias com um controle maior e confiabilidade dos resultados a longo prazo.

O uso de enxertos estruturais de cartilagem contribuem para uma maior previsibilidade ao manter as cartilagens em posição resistindo aos efeitos da cicatrização ao longos dos anos. Assim sendo, é possível retirar os enxertos do septo nasal, orelhas ou das costelas.

Pós-operatório

O pós-operatório da rinoplastia não costuma ser doloroso, contudo, quando necessário, são utilizados analgésicos para controle dos sintomas. Sendo que, o que realmente mais incomoda as pacientes são o inchaço presente nos primeiros dias da cirurgia, o que causa uma obstrução na respiração semelhante a um forte resfriado e os hematomas ao redor dos olhos quando se fraturam os ossos. 

rinoplastia pós-operatório

O período de recuperação para retorno às atividades diárias geralmente se dá em 7 a 14 dias.

Riscos 

A rinoplastia é considerada uma cirurgia segura, sem grandes riscos. É feita na maioria das vezes sob anestesia geral, seguindo padrões médicos rígidos, garantindo eficácia e segurança. Para tanto, deve ser realizada por um cirurgião qualificado com certificação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e , sobretudo, com experiência na realização deste tipo de cirurgia.

Se você tem muita vontade de fazer uma cirurgia plástica, mas tem medo ou ainda dúvidas de como é o pré e o pós-operatório e os tipos de procedimentos, leia o nosso próximo conteúdo Tudo sobre cirurgia plástica: cuidados e recomendações e fique ‘expert’ no assunto.

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.