10/03/2020 - Cirurgia plásticaLeia em 5 minutos

Cuidados pré-operatórios: Saiba 7 dicas para uma cirurgia plástica sucedida

Imagem de Cuidados pré-operatórios: Saiba 7 dicas para uma cirurgia plástica sucedida

As cirurgias plásticas podem aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, apenas o procedimento em si não é suficiente para que o resultado desejado seja alcançado. Por essa razão, o primeiro passo para garantir uma cirurgia plástica bem sucedida é considerar os cuidados pré-operatórios que devem ser tomados.

O sucesso de uma cirurgia plástica depende dos cuidados pré-operatórios 

De modo geral, para garantir que a cirurgia plástica seja bem sucedida, é recomendado avaliar, por exemplo:

  • A experiência e o registro do profissional na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
  • Se o paciente é um bom candidato para realizar a cirurgia;
  • As responsabilidades do paciente para garantir a qualidade e o sucesso da cirurgia;
  • Onde e como o procedimento será realizado;
  • Qual técnica cirúrgica é a mais indicada para o caso;
  • Qual o tempo de recuperação e quais cuidados e auxílio o paciente irá necessitar;
  • Quais os possíveis riscos e complicações associados ao procedimento e como lidar com eles.

Cada tipo de cirurgia plástica pode demandar cuidados específicos. Mas, apesar disso, os itens citados anteriormente já são suficientes para garantir a segurança do paciente durante o procedimento e a qualidade dos resultados após a realização da cirurgia.

cuidados pré-operatórios

Possui interesse em realizar algum tipo de cirurgia plástica? Neste artigo você vai saber mais sobre cuidados pré-operatórios e como garantir a sua segurança antes, durante e após a realização do procedimento.

Segurança e conforto para os pacientes

Uma cirurgia plástica é um procedimento que interfere diretamente na vida dos pacientes. Além de modificar a aparência externa do indivíduo, a operação pode modificar a rotina e o comportamento do paciente.

Por esse motivo, conhecer os aspectos que envolvem a realização do procedimento é fundamental. Assim, nesse contexto, é importante que algumas preocupações sejam consideradas.

Quer saber quais são os principais cuidados pré-operatórios que englobam uma cirurgia plástica? Então, continue acompanhando a leitura!

1.  Escolha profissionais habilitados pela SBCP

A escolha do profissional é um dos primeiros e principais cuidados pré-operatórios. Isso acontece porque a qualificação e a experiência do cirurgião responsável podem garantir:

  • A qualidade dos resultados após a cirurgia;
  • A segurança do paciente durante a operação;
  • A prevenção de possíveis complicações após o procedimento.

Nesse caso, é fundamental que os pacientes consultem se o médico possui habilitação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Da mesma forma, é preciso considerar se o profissional é experiente no segmento de cirurgias plásticas e consultar a qualidade do trabalho realizado por ele.

cuidados pré-operatórios

Em seguida, é recomendado que o paciente marque uma primeira consulta com o cirurgião. O momento da primeira consulta é onde o paciente e o profissional conversam sobre as queixas e expectativas, sobre os procedimentos indicados e sobre tudo o que envolve a cirurgia.

2.  Passe por uma avaliação profissional prévia

A avaliação do paciente é um dos cuidados pré-operatórios essenciais para evitar riscos e complicações causados pelo procedimento. Além disso, vale ressaltar que essa avaliação não é realizada em apenas uma consulta.

Durante essa etapa, é esperado que o cirurgião plástico solicite a realização de uma série de exames complementares. Portanto, os resultados obtidos serão utilizados para analisar, num primeiro momento, a saúde prévia do paciente.

cuidados pré-operatórios

Então, o médico responsável pela realização da cirurgia também poderá determinar se o paciente está apto ou não para ser submetido ao procedimento, considerando os resultados dos exames.

Além disso, os resultados obtidos com a avaliação do paciente podem ajudar o profissional na escolha do procedimento mais adequado para cada caso.

3.  Conheça as principais responsabilidades do paciente

É muito comum que os pacientes acreditem que uma cirurgia bem sucedida depende única e exclusivamente do profissional escolhido e do tipo de procedimento realizado. Mas, isso não é verdade. A postura do paciente também é fundamental para o sucesso da operação.

Em resumo, cabe ao paciente seguir todos os cuidados pré-operatórios indicados pelo cirurgião, compreender que a sua própria segurança deve ser a prioridade e seguir à risca todos as orientações pré e pós-operatórias.

Essas são ações básicas para que o procedimento seja realizado sem nenhum tipo de complicação grave.

4.  Pergunte a técnica escolhida e o local de realização do procedimento

A escolha do local onde a cirurgia será realizada é tão importante quanto a escolha do profissional. Isto é, a clínica ou hospital deve oferecer aos pacientes uma infraestrutura completa para atender qualquer tipo de complicação decorrente do procedimento.

Além disso, é importante que o paciente consulte se o local possui autorização para funcionamento. Para que isso seja possível, uma boa alternativa é conhecer a clínica ou hospital indicado com antecedência. Pesquisar a reputação do local e a opinião de outros pacientes também é válido.

cuidados pré-operatórios

5.  Informar-se sobre qual é a técnica indicada para o seu caso

Hoje em dia, os pacientes interessados em cirurgias plásticas podem encontrar diversas opções de procedimentos estéticos e reparadores. A escolha da cirurgia mais adequada vai depender da queixa do paciente e da avaliação realizada pelo médico especializado.

Entre as mulheres, uma das cirurgias plásticas mais populares é a Mamoplastia. A Mamoplastia é um tipo de cirurgia que promove o aumento ou a diminuição das mamas, de acordo com a necessidade.

Outro procedimento bastante procurado pelos pacientes nos consultórios especializados é a rinoplastia. A cirurgia promove a correção do formato ou então a diminuição do tamanho do nariz.

A gordura localizada na região do abdome também é uma das principais motivações para a realização de cirurgias plásticas. No caso da gordura localizada na barriga, por exemplo, os procedimentos indicados são a abdominoplastia, a lipoaspiração ou a lipoescultura.

6. Entenda o processo de recuperação e os cuidados pós-operatórios

Em relação à recuperação do paciente e aos cuidados pós-operatórios, é possível dizer que uma cirurgia plástica não termina quando o paciente sai da sala de cirurgia.

Dependendo do tipo de procedimento, será necessário manter repouso. Em alguns casos, é necessária a troca de curativos e um acompanhamento mais rigoroso com o profissional que realizou o procedimento.

cuidados pré-operatórios

Dessa forma, converse com o médico antes e após o procedimento, siga todas as recomendações e, em caso de dúvidas, procure ajuda imediatamente.

7.  Avalie os possíveis riscos e complicações

Em suma, como todo procedimento cirúrgico, as cirurgias plásticas podem oferecer alguns riscos e gerar certas complicações aos pacientes. Por essa razão, é preciso lembrar a importância que a escolha do local e do profissional responsável pelo procedimento desempenha para a segurança do paciente.

A princípio, para evitar riscos e complicações pós-cirúrgicas é importante realizar uma avaliação completa de todo o histórico de saúde do paciente, como já foi citado anteriormente.

Pensando em realizar uma cirurgia plástica? Agende agora mesmo  sua consulta e conheça mais sobre o trabalho desenvolvido em uma das clínicas Cláudio Eulálio Cirurgia Plástica!

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.